Conheça o piseiro: ritmo que está “bombando” no Brasil inteiro

Imagem retirada do clipe da musica “O povo gosta é do piseiro – Eric Land e Zé vaqueiro”

A pisadinha, também conhecida pela sua derivação, o piseiro, é uma vertente do forró.

A vertente foi criada no interior da Bahia, na cidade de Monte Santo nos anos 2000. A pisadinha ficou, assim, caraterizada pela simplicidade da união do teclado eletrônico com a voz, criando um tipo de forró mais suingado, tocado nos paredões (grandes estruturas de som).

Dez anos depois, a pisadinha evoluiu, ganhando influência do funk e do brega funk, chamando a atenção de artistas conhecidos, como Wesley Safadão. Safadão tem apoiado a divulgação do piseiro, incluindo nos shows algumas canções do ritmo, e agenciando o cantor cearense Eric Land, um dos principais nomes do estilo.

Piseiro

O piseiro tem traços da pisadinha, apresentando uma coreografia marcada por passos arrastados e mãos posicionadas junto ao corpo. Esta derivação do forró tradicional tem batida mais rápidas, propondo uma dança solo. O nome “piseiro” deriva da designação do sítio onde se dança a pisadinha.

Um dos sucessos do piseiro é “Tá Rocheda”, dos Barões da Pisadinha, música lançada em 2018, que continuava em setembro de 2020 na lista das músicas mais tocadas no Spotify. A banda, baiana assim como o seu estilo musical, tornou a pisadinha famosa em todo o Brasil.

Um dos nomes considerados responsáveis pelo sucesso do piseiro, juntamente com Eric Land, é o cantor pernambucano Vitor Fernandes. Natural de Petrolina, Vítor Fernandes, começou a carreira profissional em março de 2019, estando poucos meses depois ao ritmo de 20 shows por mês. O seu clipe “Roxinho” tem atualmente quase 50 milhões de visualizações no Youtube.

Fonte: Wikipédia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *